segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Frases soltas e (im)pertinentes

Gosto muito de ler em jornais, revistas e livros as citações de grandes mestres pensadores. É claro que, às vezes, nem é preciso ser um intelectual ou grande pensador para que se possa criar tais frases. Em muitos destas ocorrências, aliás, elas podem aparecer até mesmo em parachoques de caminhões e, no caso, tradicionalmente se referem a tiradas populares que sempre vêm com alto teor de humor. A soma destas pérolas espalhadas por todos os cantos do Brasil é conhecida como “filosofia de estrada”.

As citações – também chamadas popularmente de “pensamentos” - nos encantam, nos iluminam e nos levam à reflexão. Se atentarmos bem para seus conteúdos, formas e retóricas, veremos que significam expressões que trazem profundas lições sobre várias áreas da inteligência. Muitas delas, normalmente as melhores, são escritas por filósofos, mas tantas outras podem ser encontradas na verve dos escritores, cineastas, teatrólogos, pintores, artistas, etc.

Eu também me considero um pensador. E, parafraseando os grandes mestres, tratei de ir registrando algumas máximas que criei e escrevi ao longo da vida, que julgo poderem muito bem ser aplicadas em determinados casos, como se poderá ver. Assim, fui desenrolando meu cabedal de conhecimentos e extraindo da maça cinzenta as pérolas que seguem. Espero que elas possam figurar como deleite para alguns, como terapia para outros e até mesmo como lições de vida para terceiros. Eis, então, minhas contribuições para o mundo dos pensamentos.

“Existe um limite para a idiotice, a imbecilidade e a estupidez. Porém, curiosamente alguns seres humanos conseguem extrapolar em muito estas barreiras, alcançando pontos antes nunca atingidos no mundo das inutilidades.”

“Se os seres humanos utilizassem a lógica para determinar qual é a melhor forma de exercer seu comportamento, muitos deles iriam se envergonhar grandemente do que fazem.”

“Muitos indivíduos são tão inúteis, vazios, ignorantes, tolos, arrogantes e completamente atolados em mares de mediocridade, que nada têm a ensinar ou contribuir para com seus semelhantes. Na verdade, nada mais são do que amebas com ridículas pretensões de se tornarem insetos em um futuro remoto e distante.”

“O mais fraterno dos gestos humanos é o abraço, pois ele resulta da única possibilidade em que dois corações ficam o mais próximo possível um do outro.”

“Comentaristas de jogos esportivos são aqueles indivíduos que querem arranjar um jeito de fazer com que os dois times em campo ganhem a partida.”

“As pessoas, de um modo geral, falam muito bem dos esportes, que são as coisas mais perfeitas e aconselháveis do mundo e que todos deveriam praticar. Mas existe uma coisa que me deixa profundamente intrigado: se há um jogo em que um tem de necessariamente ganhar e o outro tem de necessariamente perder, isso não pode em hipótese alguma ser considerado como sendo uma coisa boa e recomendável. Assim, só existem coisas boas e recomendáveis quando todos ganham e ninguém perde.”

“Quando vejo dois boxeadores se batendo num ringue, com as manchas das pancadas espalhadas pelo rosto e sangue jorrando por todos os lados, tenho a exata noção de que o ser humano chegou, finalmente, à mais baixa e desprezível condição humana.”

“Aquelas cenas em que os toureiros, depois de humilharem o touro com aquelas roupas ridículas e gestos afeminados, perpetram suas espadas, uma a uma, até matar o animal, deveriam ocorrer ao contrário: ou seja, de tão estúpidas que são os bois é que deveriam montar nos toureiros e depois atolar as espadas no coração dos seus algozes.”

“As pessoas que saem às ruas, praças e logradouros com seus cachorros, para que estes possam fazer suas necessidades físiológicas em áreas públicas – porque não querem que eles o façam em suas casas -, deveriam sofrer as seguintes penalidades: recolher os dejetos do animal, limpar o lugar deixando-o exatamente como estava, pagar uma multa de cinco mil reais em vinte e quatro horas e ser levado de camburão para passar uma temporada de seis meses na cadeia.”

2 comentários:

  1. Olá Mazzini,

    gostaria de convidá-lo a participar da coletânea Tantas Palavras... mais informações: www.antonioluceni.blogspot.com

    abração

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cid. Passo para desejar-lhe um excelente final de ano e um 2012 cheio de saúde, paz e muita união entre os seus queridos.
    Grande abraço
    Rita Lavoyer

    ResponderExcluir